Os cuidados com o Óleo Hidráulico são decisivos para o funcionamento sem falhas de seus Equipamentos e Máquinas.
O fluido hidráulico é o elemento vital de um sistema hidráulico. Ele é um meio de transmissão de energia, um lubrificante, um vedador e um veículo de transferência de calor. É o responsável pelo transporte de energia em sistemas hidráulicos.
Porém, frequentemente, os cuidados com o óleo hidráulico são negligenciados.
Muitos óleos não atendem as especificações, já tendo uma classificação ISO 4406(*) acima do permitido pelo fabricante de máquinas e equipamentos. E, por incrível que pareça, este ainda é um fator quase desconhecido pela maioria dos usuários de Máquinas e Equipamentos.
*Os códigos ISO descritos aqui são para o formato 4, 6 e 14. Um formato 6, 14 micra que atualmente atende ao padrão ISO, pode ainda ser usado em algumas publicações (exemplo: um código ISO de 16/13 refere-se a partículas em faixas de 6+ e 14+ micra somente).
É inevitável que alguns contaminantes cheguem ao sistema hidráulico. Para obter um desempenho confiável do sistema hidráulico, é importante encontrar métodos para controlar o acúmulo de contaminação e segui-los de forma consistente, mesmo após o mecânico de manutenção ter ido embora.
Normalmente, muitos operadores de máquinas são obrigados a fazer as trocas de filtro ou substituir mangueiras hidráulicas gastas.
Frequentemente, o treinamento que recebem (se recebem) e as instruções no manual de manutenção cobrem apenas as etapas mínimas relacionadas à tarefa, sem levar em consideração suas estratégias de controle de contaminação.
Vejam na tabela abaixo a classificação aceita pelo ISO 4406, para cada tipo de componente hidráulico.
O tratamento de Microfiltragem do óleo hidráulico nos tanques, e a utilização de com elementos filtrantes absolutos em conjunto com a conscientização sobre as consequências da contaminação excessiva de fluidos, pode ser vital na obtenção de um desempenho confiável do sistema hidráulico.