Importância da Limpeza e Descontaminação de Pulverizadores

A contaminação do pulverizador a médio e longo prazos interfere diretamente na vida útil do equipamento.

Formados por moléculas químicas com grande potencial de interação, os defensivos agrícolas podem aderir à parede do tanque e às demais partes que compõem o pulverizador, como bomba, mangueiras, pontas e filtros. O acúmulo de resíduos ocorre devido a limpeza esporádica do equipamento, mistura de agroquímicos e sobra de calda dentro do tanque.

Quais as Vantagens dos Procedimentos?

O prolongamento da vida útil dos equipamentos que passam por esses processos. A contaminação dos pulverizadores a médio e longo prazos interfere diretamente na vida útil do equipamento. A partir do momento em que o pulverizador está contaminado, esses resíduos poderão aumentar a pressão do circuito hidráulico, assim, forçarão o sistema, podendo provocar vazamentos e desgaste prematuro das pontas de pulverização.

Outros benefícios podem ser obtidos a partir da correta limpeza dos equipamentos. O equipamento sempre limpo e regulado evita a possibilidade de ocorrer fito toxidade na cultura pulverizada, ou seja, uma injúria na planta causada por um defensivo agrícola não recomendado para aquela cultura ou em uma sobre dosagem.

Quando Posso Realizar a Limpeza?

O ideal é que o produtor faça a limpeza no mesmo dia em que foram realizadas as pulverizações, pois isso evita a decantação dos produtos e facilita o processo.

“Uma sugestão é que, assim que acabar a pulverização, o produtor adicione um terço do tanque de água limpa e pulverize essa água na própria lavoura, evitando que os resíduos dentro do tanque sequem e dificultem o processo de limpeza”.

Quais Riscos por Não Realizar a Limpeza?

Se o agricultor deixa de fazer a limpeza, aumentam as chances de haver manutenção precoce do equipamento, sub ou sobre dose dos produtos pulverizados, devido ao entupimento ou desgaste das pontas ou bicos de pulverização causados por resíduos e há ainda a possibilidade de ocorrer fito toxidade na cultura, principalmente após a pulverização de herbicidas.

Compartilhe:

Send Us A Message